Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página



ECOLOGIA-MEIO AMBIENTE

ECOLOGIA-MEIO AMBIENTE

COBAM-CONSELHO BRASILEIRO DE AMBIENTALISMO

POR EDER CIRILO


Todos sabemos do aquecimento global, sabemos que somos nós que a aumentamos e sabemos também que existe uma forma de tentar diminuir tal fato. 
Pois então, graças ao capitalismo enlouquecido e ao consumismo compulsivo estamos devastando o nosso planeta.
Vemos sempre o noticiário de algum evento natural catastrófico em algum lugar do planeta. Mas aí eu pergunto:
Estamos modificando de certa forma as condições climáticas ou;
Essa é uma forma que a natureza encontrou para eliminar aquilo que está fazendo mal a ela?
Muitos ainda não têm noção da grandiosidade desse evento, poucos sabem que uma simples atitude de jogar papel no chão pode ter uma influência gigantesca.
Muitos dizem que a natureza está se dissipando com nossas atitudes mas podemos estar enganados em imaginar dessa forma:

Imaginemos que o nosso planeta é um grande organismo, assim como nós.
Agora pense, em nosso corpo acontece infinitas reações, transformações e um desses acontecimentos em nosso corpo conhecemos de parasitismo que é a associação entre seres vivos, na qual existe uma unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicado nessa relação. Agora pergunto:
Qual é a reação do nosso corpo quando temos um hospedeiro retirando nossos nutrientes, enfim tudo aquilo que nos mantém saudáveis? Obviamente que nosso organismo sentirá essa falta de nutrientes e sentindo essa falta de nutrientes teremos a necessidade de eliminar aquilo que nos prejudica.

Agora o por que de comparar o nosso planeta com um ser humano. É simples:

Assim como nós, podemos dizer que o nosso planeta está sofrendo, de certa forma, de parasitismo tendo como suposto parasita o ser humano. Retiramos dele tudo aquilo que nos mantém vivos.
Tudo bem, alguém pode dizer que isso é o ciclo natural, e é assim que nos mantemos vivos e evoluímos. Concordo.
Mas ninguém percebe que estamos fazendo isso de forma exageradamente descontrolada, estamos abusando dos recursos oferecidos pelo nosso planeta, estamos agindo como parasitas!
Agora se em nosso organismo temos as nossas defesas contra isso, o parasitismo; da mesma forma acontece com o nosso planeta! É óbvio que ele está tentando se defender desse ataque em massa, desse consumismo desenfreado! Somos inimigos de nosso planeta!
A natureza é a grande prova da defesa do nosso planeta, ela está tentando de alguma forma limpar aquilo que está prejudicando-a.
Devemos parar de fingirmos de que não é com a gente e tomarmos uma atitude!!!
Devemos nos conscientizar, devemos abrir os olhos!!
Não espere os cientistas conseguirem uma solução, COMECE AGIR AGORA!!!

Cuide de nosso planeta, cuide da casa em que seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos usufruirão futuramente afinal eles também merecem ver a beleza natural, a fauna e a flora.
Plante uma semente, jogue o lixo no lixo, pare de prejudicar a natureza!
AFINAL FAZEMOS PARTE DESSE GRANDE ORGANISMO.


SOMOS MAIS DE MIL ! SOMOS UM SÓ ! SOMOS COBAM .


___________________________________________________________________

por eder cirilo

A natureza nosso maior bem é parte, se não for totalmente, da essência de nossas almas. Nossa existência é uma fração de energia da natureza criada por Deus, quem dera se a natureza pudesse falar, se expressar... Talvez assim a entenderíamos, a respeitaríamos devidamente. 
No entanto a certeza do homem sobre o que é certo e errado não está coerente com as leis naturais sempre aproveitando o que ela nos oferece de forma massiva e compulsiva. 
E o que damos em troca? Poluição, desmatamentos, desrespeito. Não somos superiores à natureza, não a dominamos como um animal indefeso, pelo contrário, é ela que nos domina, que nos torna dependentes de seus recursos e por não termos cosciência de tal fato estamos escrevendo provavelmente os últimos capítulos da existência humana. Será que ainda teremos tempo de corrigir todos os nossos erros? Será que as futuras gerações terão o que desfrutar? Será que existirá outras gerações?
Cabe a cada ser respeitá-la humildemente pois fazemos parte desse bioma e destruí-la significa nos autodestruirmos.